12 abril 2016

#lendoDomQuixote (do blog Companhia de Papel)


Este post é da Camilla Caetano, do blog Companhia de Papel. Leia. Vamos ler ou reler Dom Quixote juntos! Leia o post. Participe dessa ideia! Aposto que você vai gostar!
Considerando que no dia 23 de abril de 2016 completam 400 anos da morte de Miguel de Cervantes Saavedra, escritor espanhol de quem vamos ficar íntimos nos próximos meses;

Considerando que muita gente vive repetindo simplificadas informações "que o fidalgo Dom Quixote era um cavaleiro, louco, cujo cavalo se chamava Rocinante, e seu fiel escudeiro se chamava Sancho Pança, e que lá pelas veredas lutou contra Moinhos de Vento porque pensava se tratar de gigantes", sem sequer ter lido uma resenha;

Considerando que relutamos em ler livros extensos, ainda mais os clássicos, que reúnem certos arcaísmos e uma linguagem mais "rebuscada";

Considerando que um dos posts maaaais visualizados do blog é o da resenha da primeira parte de Dom Quixote (que li em 2001), publicada em 2011 aqui nesse link;

VAMOS (re)LER "Dom Quixote" juntos??

BEM-VINDO a um projeto* de leitura coletiva muito simples que visa agregar mais cavaleiros andantes pra "se apoiar" enquanto lê um livro "de peso"! hehehe Brincadeirinha.. Na minha opinião, "Dom Quixote de La Mancha" é uma personagem tão incrível que merece nossa atenção! E meus considerandos acima explicam mais motivos.
 *Esse projeto é inspirado no "projeto lendo Proust", da querida Tati Feltrin que escreve/grava o Tiny Little Things a quase uma década.

VAMOS AO QUE INTERESSA:



O primeiro passoQue edição vamos ler?
Dom Quixote é um livro dividido em duas partes, uma publicada em 1605 e a outra em 1615. A ideia do projeto é ler a primeira parte E depois, quem sabe, seguimos juntos na outra parte, ok?
Como é um livro antigo e o original em espanhol do século 17, acho importante escolher uma tradução boa... e algumas palavras e expressões mal traduzidas interferem, sim, no sentido da coisa.
Vou indicar três editoras, ficando a seu critério a escolha, lembrando que como é de domínio público há inúmeros arquivos .pdf pela internet!)
Outra coisa: o cronograma será dividido por capítulos, portanto não importa a numeração das páginas em si.
EDIÇÃO BILÍNGUE DA EDITORA 34: 
essa é a edição traduzida pelo Sérgio Molina, 
e recebeu Prêmio Jabuti de tradução! 
Reputa-se a mais confiável. É a que vou ler!

EDIÇÃO POCKET DA EDITORA 34:
tradução do Sérgio Molina, mas na versão pocket.
EDIÇÃO PENGUIN - Companhia das Letras: 
é uma tradução mais moderna. 
Digamos que eles ´´facilitaram`` o texto, 
de certa forma subestimam o leitor de 
Dom Quixote (segundo Tati Feltrin).

O segundo passocriei um evento no Facebook  
Nesse espaço virtual a gente vai conversar sobre a leitura, os perrengues, as dificuldades, as dúvidas, mas também as maravilhas do livro, os personagens, fotos, vídeos, posts, gifs etc…
obs: também marquei um primeiro encontro ao vivo, num café de Santa Maria, dia 23 de abril, para quem não for viajar no feriadão!
O terceiro passoter uma hashtag #lendoDomQuixote para usar nas redes sociais e agregar mais leitores.


O quarto passoestabelecer um Cronograma de leitura, não para seguir à risca (e se tornar um peso), mas para que todos consigam, mais ou menos, ficar na mesma sintonia. Nossa leitura coletiva vai durar alguns meses, e estou preparando uma tabela sugestiva com os capítulos certinho.



INÍCIO DA LEITURA COLETIVA: 16 DE MAIO DE 2016


Defini essa data para dar tempo de todos adquirem seus exemplares, certo?
Até lá vou postar o cronograma no evento e aqui no blog!!

POR FIM, deixo registrado que se trata de um projeto aberto, cuja finalidade é fomentar a leitura da obra-prima de Cervantes, tida como um marco do romance moderno. Se quiser compartilhar o post, fique à vontade, mas cita o bloguinho nos créditos, e lembrem de usar a hashtag #lendoDomQuixote nas redes sociais, ok?!

Um beijo, Camilla Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário